Honestamente nem sei o que é pior: ficar triste ou entristecer alguém. Estar triste é mau, como é óbvio. Mas causar tristeza é quase desumano. Quando é de propósito, revela uma frieza fora do comum. Quando é sem querer, por inconsciência ou por negligência, até é perdoável. Infelizmente todos temos dias "não". Mas devemos ter a capacidade de não descarregar em ninguém. Esta capacidade é uma espécie de frieza boa. De raciocínio lógico que nos permita dizer: eh pá, esta pessoa não me fez mal nenhum!
No limite acho que devemos pedir ajuda! Ou então avisar: "cuidado que isto hoje não anda fácil. É melhor deixares-me quieto". E pedir ajuda não é dar parte de fraco. É abrir o coração ao aconchego que os Amigos (e/ ou, por vezes, desconhecidos) nos podem dar. Há mesmo quem diga que não quer incomodar ninguém com as suas agruras. Deixem-se de tretas! Os Amigos foram feitos para serem incomodados. Para nos darem uma perspectiva diferente e típica de quem está de fora. De quem pode (ou não) ter um olhar desapaixonado sobre o que apoquenta o outro. Podem, no fim de contas, dar conselhos bons. Que ajudem quem, naquele momento, se sente consumido pela tristeza.
Por outro lado, devemos estar atentos aos olhos de quem nos rodeia. É que não há nada que demonstre tão bem a tristeza, como o olhar de quem a sente. Aí também não é vergonha nenhuma perguntar o que se passa. Ou pelo menos dizer que notámos a melancolia. Porque a tristeza profunda é normalmente acompanhada por um sentimento de solidão que nos come a alma. E o primeiro passo (digo eu) para sacudir a tristeza é sentir-se acompanhado. É saber que há alguém que está ali, para o que der e vier, sem reservas.
Quando tudo o resto falhar, se alguma vez se sentirem injustiçados por alguém que, por estar triste, vos tratou mal, relevem. Relevar não é ser fraco. É ser Amigo e perceber que a Amizade tem uma componente negra, de algum sofrimento. Mas esta componente faz parte. E optar pelo mais fácil de dizer "não estou para isto" pode até ser mais confortável. Mas ninguém ganha nada com isso.
Por fim, lembrem-se: os Amigos toleram injustiças uma, duas ou três vezes. Mas depois têm também o direito de ficar tristes e afastarem-se. Não é por maldade. É só uma questão de auto-preservação.
Beijos & Abraços,
MP