quinta-feira, 25 de julho de 2013

Das Coisas que Aparecem de Surpresa

Amiguinhos,

Ao ler o título deste texto, alguns de vocês podem pensar: serão surpresas boas ou más? Pois eu acho que essa questão nem se coloca! :) Se a jusante, as coisas que aparecem de surpresa podem revelar-se boas ou más, a verdade é que, a montante, tudo o que surja de repente e sem ser esperado tem o efeito de "abanar" a nossa vida, de lhe dar alimento novo, de ser uma lufada de ar fresco à nossa existência.

É claro que falo de surpresas em geral: a promoção que não esperávamos, o prémio do Euromilhões, a pessoa que julgávamos que nunca fôssemos encontrar, o acidente de carro... Seja o que for. A verdade é que, sem acontecimentos inesperados, tudo te torna, mais cedo ou mais tarde, monótono. E a monotonia até pode ser agradável para quem quer viver uma vidinha descansada... Ou deprimente. Decidam vocês. :)

Tenho para mim que as surpresas devem ser encaradas como desafios. E explorá-las, vivê-las ao máximo e depois... Aprender com elas. Acho que todos chegamos a uma idade em que a procura de coisas novas se revela ou muito difícil, ou perigosa. As surpresas têm essa vantagem: ninguém as procura. Pura e simplesmente aparecem! E dão-nos motivos para pensar, agir e resolver. Aprendemos e, acima de tudo, vivemos mais e de forma mais intensa.

Assim sendo, não ponho nada de parte, não me escondo de nada. Sigo instintos, sentimentos, medos... Com a ponderação óbvia que a realidade exige. Mas ficar de braços cruzados é que não!

Porque depois olhamos para trás e vemos que a vida nos passou ao lado. É certo que também nos passam ao lado as desilusões. Mas Deus me livre de viver menos por ser demasiado ponderado. :)

Beijos & Abraços,

MP


Sem comentários:

Enviar um comentário