sábado, 13 de julho de 2013

O CD do Scat

Olá Amiguinhos!

Para os que não sabem o que é o Scat, eu explico: o Scat é um bar de música ao vivo no Funchal, Madeira. O estilo é marcadamente jazzístico. Mas, essencialmente, faz-se música no Scat. Música boa. Além disso, a selecção de bebidas é óptima, a comida deliciosa e o serviço melhor ainda.

Agora que já todos se situaram, vou falar-vos... do CD do Scat! :)

O Scat fez um CD com temas tocados lá, ao vivo, por uma variedade de Músicos Madeirenses e não só. É tão simples quanto isto. E fê-lo bem: desde a selecção musical à mistura, passando pela masterização e pela imagem. A imagem então está uma delícia!

E eu achei isto maravilhoso! E histórico. E pioneiro. Porque toda a gente fala do tormento que é gravar um CD: pelas horas de estúdio, pelos pormenores, pela produção, pelo dinheiro... Sim, dizem que custa "horrores" gravar um disco (já não é bem assim). Mas a verdade é que aconteceu e ficou muito bom. O Ricardo escolheu e fez pré-misturas, a Marta imaginou e realizou a imagem e o Márcio disse que sim. E pronto: matrizes para masterizar, gráficas a trabalhar e... Já há um registo do Scat, de alguns dos Músicos que lá tocaram. Houve vontade, houve trabalho e houve dinheiro. E, acima de tudo, houveram acções em vez de palavras.

E é disto que não quero que se esqueçam. Fez-se história com trabalho e pouca conversa. Porque as pessoas eram as certas. E acreditem que foi uma mudança. Porque fala-se muito. Perde-se muito tempo de cigarro na boca a olhar para o tecto com ar pensativo e com discursos intermináveis que, no fim do dia, não trazem nada de novo. E perde-se muito tempo a disparar nomes de músicos, numa verborreia enciclopédica que é, essencialmente, aborrecida. E perde-se tempo a escrever críticas sobre o "período azul" do José Manuel, o melhor saxofonista sopranino de Ferreira do Zêzere, que fez um disco com "gosto a romã e cheiro a terra". Bah! BAAHH! Sentem-se e toquem! Os ouvintes agradecem, a música ganha e, acima de tudo, não se perde tempo.

Portanto: parabéns ao Scat, à Marta Oliveira, ao Ricardo Dias e ao Márcio Nóbrega. E aos Músicos que tocam no CD. Parabéns e Obrigado! E que haja mais CDs destes. Que venham o "Scat Live Sessions #2" e o 3 e por aí fora. 

E lembrem-se: semanas de trabalho focado e eficaz fizeram mais do que anos de conversa. E isto não é a minha opinião: está à vista.

Beijos & Abraços.

MP

Sem comentários:

Enviar um comentário