domingo, 25 de agosto de 2013

Da Beleza


Amiguinhos,

A minha Amiga Xana Branco escrevia hoje no Facebook qualquer coisa parecida com "e se o novo padrão de beleza fosse... a inteligência?". Ora aqui está um assunto que há muito tempo andava para abordar aqui. Não é tarde nem é cedo. É agora mesmo! :)

Tenho um amigo que diz que "quem gosta de beleza interior é Médico Legista". Não será assim tão linear. Mas é quase. A verdade é que, quando os olhos não gostam do que vêem, muitas vezes se torna difícil conseguir gostar do resto. Pior: muitas vezes se torna difícil dar uma oportunidade ao resto. É claro que o assunto não fica por aqui...

A beleza (ou o aspecto exterior) determinam muitas vezes a predisposição a aprofundar relações. Sejam elas profissionais ou pessoais. Podem até pensar: que futilidade! Mas olhem que acontece mais do que pensam. Acho que deve assumir-se quando se procura, acima de tudo,  pessoas bonitas exteriormente. Para seja o que for. Para namorar, para trabalhar, para conviver. Pessoalmente acho isto um erro. Mas, se se assumir abertamente... digamos que, pelo menos, não somos hipócritas.

Deve sempre dar-se uma oportunidade à beleza interior ou ao talento. Às vezes justifica-se (mesmo que se procure pessoas com bom aspecto) e o resultado final é claramente positivo. Aí não há volta a dar. Não consigo evitar deixar aqui uma nota pessoal: não me considero (nem de perto, nem de longe) um rapaz bonito. E já tive algumas desilusões por causa disso. O resto das conclusões, tiram-nas vocês. :)

Não vou negar que gosto de ver pessoas com bom aspecto. Porque os olhos agradecem. E porque cuidar de si deve fazer sempre parte da vida das pessoas. O contrário também acontece. Há pessoas que não ligam minimamente à aparência. O excesso de confiança ou a falta de auto-estima podem causar isto. E as reacções de quem olha para nós fazem-se sempre sentir. Mais cedo ou mais tarde, de uma maneira ou de outra.

Os conceitos de beleza interior e exterior estão intimamente ligados com a personalidade de cada um. Com a capacidade de ver com o coração. Quem não tem esta capacidade sofre de futilidade. Lamento. E rodeia-se de pessoas que podem ser muito bonitas...e muito feitas ao mesmo tempo.

Gosto de pessoas que sabem estar, que sejam inteligentes e tenham sentido de humor. Que façam conversas agradáveis. Não têm necessariamente de ser complicadas. Mas agradáveis e com nexo. Se tiverem bom aspecto, melhor ainda. Mas Deus me livre de descartar pessoas menos bonitas exteriormente baseado apenas no aspecto.

Ao falar disto, é obrigatório ter em conta um dimensão: a hipocrisia das pessoas. Acho horrível quando alguém diz que gosta de beleza interior e depois, pelas atitudes, revela precisamente o contrário. Não digo que seja uma postura criminosa. Mas pode magoar. 

Outra dimensão que se deve ter em conta é os sentimentos de quem olha. A célebre resposta "são os teus olhos" é muito verdadeira, mas incompleta. O que deveria mesmo dizer-se era "é o teu coração".

Achar alguém bonito implica ver com o coração. Porque os olhos servem apenas para olhar. Mas VER... isso não é para todos.

Beijos & Abraços,

MP

Sem comentários:

Enviar um comentário