quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Da Saudade

Amiguinhos,

Poucas coisas nos fazem tanta falta como as pessoas. A Família, os Amigos, os Colegas. Acho que há uma dimensão humana muito grande quando chamamos Saudade a um sentimento de falta. Só os afectos (sejam eles quais forem) nos fazem sentir aquele "aperto" a que nos referimos quando sentimos falta de alguém.

É comum dizer que tenho saudades de andar de mota, de ir ao cinema ou de comer o bife da Portugália. Está bem. Faz falta. Mas não fico triste nem angustiado por causa disso. Nem canto um Fadinho triste por não comer o bife da Portugália (embora seja uma das melhores coisas do Mundo...)... Não é Saudade. É vontade.

Mas das pessoas... Das pessoas sinto Saudade. Porque para se sentir falta de alguém tem de haver motivo. E vamos partir do princípio que, com essas pessoas, as vivências, as palavras e os contactos, tiveram saldo positivo.

Por outro lado também me parece que ficámos, com o tempo, mais preguiçosos. Já não se embarca para Angola para ficar 1 ou 2 anos sem falar com quem deixámos para trás. Hoje em dia Amiguinhos, basta querer. Há montes de formas de falar ou comunicar com as pessoas de quem gostamos. E só não consegue quem não tenta. Não estou a ser mauzinho nem intransigente. Estou a ser realista, basta olhar à volta. A não ser que as pessoas não valham a pena. Aí não há saudades. Pode haver, no máximo, leviandade em palavras ditas e atitudes tomadas com as emoções ao rubro. Mas aí está tudo estragado. E a distância não traz saudade. Traz resolução e serenidade a curto/ médio prazo.

Existe uma forma de minorar as saudades. É claro que isto implica duas coisas: sentimentos constantes e vontade. Mais nada. Tenho amigos de quem sinto falta e a amizade e as boas recordações mantêm-se. Haja vontade para contactá-los através dos montes de meios que a tecnologia hoje nos possibilita. Se nos mantivermos em contacto, os sentimentos não adormecem. E não dói tanto. Se assim não for, tudo o resto soa a desculpa de mau pagador. Soa a atitude comodista, nos casos mais leves. E medrosa, nos mais graves.

E há remédio para os comodistas e para os medrosos: sigam o que realmente sentem. Vão ver que vos dói muito menos do que, à boa maneira tuga, aguentar saudades.

De qualquer forma, para quem ficar com dúvidas, fiquem sossegados: também sinto saudades e vou receber sempre de forma calorosa as pessoas de quem gosto. Sejam elas quem forem.

Lembrem-se: há uma grande diferença entre uma Saudade sufocante e uma Melancolia serena que até se pode levar bem. Tudo depende  da vontade e da pureza dos sentimentos. Sejam eles quais forem. :)

Beijos & Abraços,

MP

Sem comentários:

Enviar um comentário