quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Das Diferenças

Caríssimos,

As pessoas são diferentes. As coisas, as situações são diferentes. Não há maneira de contornar isto. Nem é recomendável.

Gosto particularmente de comportamentos humanos. E de tentar percebê-los. Assim sendo, é natural que este texto incida essencialmente sobre as diferenças entre as pessoas. Porque as coisas só têm a importância que as pessoas lhes dão. E as situações são geridas e influenciadas por pessoas. Assim, tudo vai bater à essência de cada um.

Seja resultado da educação, das vivências ou da própria genéticas, os seres humanos são todos diferentes. Até as almas gémeas podem ser muito parecidas. Mas não são iguais. Quantas vezes assistimos a situações com as quais teríamos lidado de forma diferente? Ou seja, qualquer sentimento ou situação que apareça, gera nas pessoas reacções potencialmente diferentes. Caso para dizer: cada cabeça, sua sentença.

Tenho para mim que as pessoas não são nem melhores, nem piores umas do que as outras. São diferentes. E, se houver a tentação de compará-las, cada cabeça é que vai aferir se esta é melhor do que aquela. Ou seja, neste aspecto a realidade torna-se pessoal e relativa..

É natural que tenhamos a tendência de "puxar" as pessoas para as nossas convicções. E quanto mais se gosta de alguém, maior essa tendência se torna. Dependendo dos feitios, não conseguimos evitar querer o melhor para os nossos amigos, ou namorados(as), ou seja o que for. E "o melhor" é, para nós, aquilo que nós fazemos. Ou o que pensamos. As nossas formas de agir são sempre "melhores" do que as dos outros. A noção de "conselho" vem precisamente daqui.

Precisamos é de nos lembrar que "se os conselhos fossem bons, a gente não os dava. Vendia!". Aqui entra mais um sentimento humano muito poderoso: a tolerância. Esta é essencial se queremos andar pela vida de bem com os outros. Não vale a pena dar socos em pontas de faca. Não é sequer producente tentarmos mudar a maneira de pensar das pessoas. No máximo, o que vamos conseguir, é mudar maneiras de agir. Mas de pensar... não. E acreditem que pessoas que agem de forma diferente do que pensam, são fortes candidatos a depressões. 

No fundo, a tolerância é que manda nisto tudo. Não tentem mudar ninguém. Nem esperem que os outros sejam para vós da mesma forma que vocês são para eles. Não é realista. E tenho a certeza que a tolerância vos vai tornar mais felizes. Porque, além de se darem melhor com os outros, vão stressar menos. :)

Todos nós temos fases dou dias em que estamos menos tolerantes. E mais revoltados com as diferenças. Mas, para quem é verdadeiramente tolerante, são apenas fases. E passa. Algumas experiências recentes dizem-me que devemos respeitar o ritmo e as limitações de quem nos rodeia. Mesmo que não concordem, vão ver que é fácil. E não se estragam amizades, nem outro qualquer tipo de relação. Resultado: corre tudo bem e em harmonia.

Lembrem-se: se todos gostássemos de amarelo, o Mundo era uma chatice. 

Beijos & Abraços,

MP

Sem comentários:

Enviar um comentário