sábado, 10 de agosto de 2013

Do Fim


Caríssimos,

Quando alguma coisa chega ao fim, há sempre dois lados: um bom e um mau. Vamos partir do princípio que só vale a pena reflectir sobre o fim das coisas boas (ou das coisas que poderiam eventualmente ser boas). Porque o fim das coisas más é um alívio. Assim sendo, fica resolvido. :)

A noção de que alguma coisa acabou (seja uma relação profissional ou pessoal) traz sempre sentimentos que podem, à partida, parecer confusos. Mas, depois do período de "luto" que se deve fazer quando acaba seja o que for, as coisas tornam -se mais claras. E mesmo mais risonhas. O fim de alguma coisa traz sempre a possibilidade do começo de outras. Melhores ou piores, não interessa. Mas, para mim, os começos são sempre bons. Porque a possibilidade de um desfecho agradável volta a estar presente na cabeça (e no coração) das pessoas.

Além disso, temos de ter sempre em conta uma coisa: há muitos fins com carácter provisório. :) É mesmo assim. Porque os começos que se seguem podem, novamente, versar o mesmo assunto. A mesma pessoa. O mesmo objecto.

A ideia de finais e começos consecutivos traz à vida uma cor diferente. Parece aquelas séries que dava na televisão, com finais alternativos. Podíamos sempre escolher o desfecho. E, embora pareça difícil à partida, a verdade é que se torna aliciante. Traz aquela pitadinha de sal que todas as vidas têm de ter.

Não vou com isto dizer que encaro todos os finais com naturalidade. Há sempre períodos de "luto" que, para mantermos alguma sanidade mental, devemos respeitar. A ideia do "rei morto, rei posto" só funciona em alguns filmes. E, mesmo assim, são filmes com um argumento duvidoso.

A música que vos deixo hoje é, novamente, simples. O restolho da Mafalda Veiga fala de um "morrer e nascer de novo" que é, nestas coisas, essencial.

Boa audição. Amanhã não escrevo.

Nota final: deixar acabar coisas antes de começar é que não. Até porque qualquer fim implica um começo...

FIM. Ou não... ;)

Beijos & Abraços,

MP


2 comentários:

  1. É a minha musica preferida da Mafalda Veiga, diz-me tanto, a letra da musica.
    ...
    Beijinhos! E bons recomeços.

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente é também a minha. :)
    Este texto (como todos os do meu blog) são genéricos e não significam necessariamente que reflitam estados de espírito actuais. São relfexões sobre montes de coisas.
    Por agora não recomeços. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar