domingo, 25 de agosto de 2013

Dos Espíritos Livres

Meus Caros,

Importa fazer uma distinção antes de começar: espírito livre não é o mesmo que espírito libertino. Nem leviano. Também não estou a falar de espiritismo. Tirem daí a ideia. :)

Posto isto: os espíritos livres são, para mim, pessoas que precisam de espaço. De liberdade. De poder fazer o que lhes faz bem à alma. São pessoas especiais e luminosas, cuja presença no Mundo traz coisas boas.

Devem ser encorajados e acarinhados. Devem ser deixados soltos. E as limitações devem ser definidas apenas por eles mesmos. Porque um espírito livre é são. E então sabe até onde pode ir. Sabe o que pode fazer e o que não deve fazer.

O problema está, normalmente, nas pessoas que partilham a vida com um espírito livre. É conveniente que os espíritos livres se juntem. Porque compreendem a necessidade de espaço um do outro. Quando assim não é, normalmente dá asneira...

É preciso uma grande dose de auto-confiança para se partilhar a vida com um espírito livre. Porque quando não se tem essa confiança, temos a tendência a limitar, a castrar, a impor restrições. E depois há duas hipóteses: ou corre bem ou corre mal. E mesmo quando corre bem, o resultado não é, na minha opinião, muito recomendável. 

Para se domar um espírito livre normalmente opta-se pela imposição. E a leveza e a bondade desse espírito vai aceitando as imposições. Acima de tudo quando há sentimentos fortes. Aos poucos, a luz vai-se apagando até se transformar numa normalidade aparente. Que disfarça uma tristeza intensa, uma vontade agonizante de respirar... que foi castrada.

Quando corre mal... bom, quando corre mal o espírito livre bate as asas, voa e não volta mais. E pronto. É simples. Pode até ser pássaro ferido por uns tempos. Mas recupera. A luz tem essa vantagem. Recupera.

Os espíritos livres gostam de muita coisa. De muitas pessoas. De formas diferentes. E o espaço de que precisam é essencial. E o truque é deixa-los fazer o que gostam. Gostar de outras coisas e ter outros interesses, não é descartar nada. É completar-se. Se gostam de nós, voltam sempre. Se não gostam... paciência. 

E normalmente voltam! Porque a coisa que um espírito livre gosta mais é... liberdade! :)

Aviso a quem tem um espírito livre na vida: agradeçam todos os dias. E não os tentem prender. Só os entristecem, em nome de uma mentalidade pequenina que não tem razão de ser.

Beijos & Abraços,

MP

Sem comentários:

Enviar um comentário