quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dos Silêncios

Olá a Todos.

Os silencios são, maioritariamente, incómodos. Adoro silêncio. Mas quando quero.

Pensarão vocês: como é que um Músico/ Locutor gosta de silêncio? Precisamente por isso. O silêncio escolhido é revigorante para quem passa a vida a fazer barulho. :)

Curiosamente, trabalho (e penso) melhor em silêncio. Porque me ouço. A mim. Sem interferência e sem ruído. Estou mais em contacto com a alma, com o coração. Com a minha realidade. E não façam confusão: estar em contacto com a sua realidade (mesmo que peque por incompleta) é necessário e é bom. Porque, no fim de contas, é connosco que temos de resolver seja o que for. É connosco que temos de brigar. E é a nós próprios que repreendemos ou louvamos. Em silêncio.

Mas o silencio imposto ou constrangedor incomoda-me. Aqueles momentos em que uma conversa pára de repente. Em que, logo depois de uma frase infeliz, a malta quase se encolhe e deseja ter um buraquinho (por mais pequeno que seja) para se esconder.

O silencio conveniente é castrante. "Não vou dizer nada para não estragar tudo...". Bah! não gosto mesmo nada. Ou quando estamos a falar com alguém e sentimos um silêncio forçado, para não comprometer ou para não desenvolver muito qualquer assunto. Aqui as coisas deixam de fluir. E quando não flui torna-se forçado. E quando é forçado, não é natural. E quando não é natural... eu não gosto.

Quando há silencios prolongados e impostos, aí tem de haver razão. E a razão tem de ser boa. Não gosto que, por dá cá aquela palha ou de forma unilateral, se cortem relações, conversas ou seja o que for. Se o motivo for insuficiente, é uma parvoíce. Da qual, normalmente, nos arrependemos. Se a decisão for unilateral, pouco mais podemos fazer do que aceitar. Mas ninguém nos obriga a gostar.

Gosto de falar, de conversar, de me dar com pessoas. Acho que conviver faz parte da existência. E silêncio em demasia atrofia-me o cérebro.

Só aceito silencios impostos quando a intenção é resolver internamente problemas que, só cortando contactos, se podem resolver. Porque a intenção é boa. Mesmo que o desfecho não seja o esperado.

Aí até espero... em silêncio.

Beijos & Abraços,

MP

2 comentários:

  1. Concordo inteiramente...ainda assim, ha silêncios que valem mais que mil palavras...
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Por mais intensos que sejam os meus textos, há sempre coisas para aprender.
      Obrigado Andreia! Beijinhos!

      Eliminar