quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Da Música


Meus Caros,

Aviso-vos desde já que este texto corre o sério risco de ser incompleto. Se vos fosse a transmitir tudo o que penso e sinto sobre a Música, nunca mais saíamos daqui. E se, por acaso, isto se tornar numa verborreia interminável, peço-vos desde já desculpa. E têm sempre a possibilidade de não ler. :)

Nunca aprendi a ler bolas e tracinhos (entenda-se notas musicais). É claro que tenho algumas noções: devem dar para ler o Parabéns a Você e pouco mais! Devo confessar que já me fez falta. Hoje em dia já não. Porque, quando as coisas se tornaram mais exigentes tecnicamente, tive de arranjar maneiras alternativas de estar à altura dos meus colegas leitores. E arranjei. Com trabalho, audição, repetição e disciplina. Mas arranjei.

O resultado de se fazer Música por amor e com amor é delicioso. Porque tudo sai como se fosse uma obra prima construída no coração. Com a ajuda dos ouvidos, mas construída no coração. E, na essência, é isso que a Música significa para mim: Amor. Não há outro como este. Vive-se, respira-se, come-se, bebe-se, sente-se e transpira-se Música. E, sem ela, não tenho nenhum problema em admitir que prefiro nem estar aqui.

A Música esteve ao meu lado desde sempre. As pessoas passaram. Mas a Música ficou sempre. E nunca me deixa ficar mal. E acompanha-me, atura-me, acalma-me. Faz-me feliz. Faz-me completo. E olhem que, com o meu tamanho, é preciso muito para ficar completo. :)

Foi sempre nos palcos que fui mais feliz. Ou em estúdio. Ou em qualquer sítio onde houvesse Música. A emoção que sinto quando canto ou quando ouço um tema verdadeiramente bonito é indescritível. Por isso não vou tentar sequer descrevê-la. Desculpem. Mas, por melhor que eu tente escrever, a descrição ficaria sempre aquém.

E acho que sou uma pessoa melhor por causa da Música. Por ela ser a minha vida. É que todas as situações se podem pensar e sentir tendo em conta um tema qualquer. Há sempre uma canção que se adapta a seja o que for. Assim, por associação ou por comparação, vou guiando pensamentos, atitudes ou resoluções com Música no coração. Acreditem que não há melhor companhia, melhor conselheira. Melhor Amiga.

As pessoas têm falhas. Todas. E, por sermos limitados (como seres Humanos que somos), não conseguimos adaptar-nos a tudo o que nos aparece.. Mas a Música... é tão diversa, tão abrangente, tão compreensiva, que nos ajuda a nós (seres imperfeitos) a olhar melhor, a ouvir melhor e a sentir melhor.

E quando sabemos usá-la, tocá-la ou cantá-la, melhor ainda! É a cereja no topo do bolo. E ela deixa-se usar. Permite voltas, interpretações, remodelações. Para se adaptar a nós. Sem queixas, sem pressas, sem compromisso.

Já perdi a conta ao número de vezes que me refugiei na Música. Aqui, a profissão que escolhi ajuda-me. Poder descarregar a alma enquanto se trabalha é lindo. E é único.

Até a  disciplina a que a minha profissão obriga é salutar. Porque a matéria prima é boa e moldável. E porque, se o sentimento for o certo e houver honestidade para com o que se faz, até as dificuldades e os momentos desesperantes se tornam bons. É claro que também há dificuldades e momentos mais tensos. Mas são tão poucos que nem valem a pena mencionar.

Uma das minhas frases preferidas sobre Música foi dita pelo Actor Júlio César, no concerto Canções do Século, concebido pelo Maestro Pedro Osório e cantado pelas cantoras Lena D'Água, Helena Vieira e Rita Guerra. Dizia assim: "A Música, bendita seja, que até hoje teima em fazer-nos felizes".

Havia tantas músicas que podia pôr a acompanhar este texto. E todas falam de Música. Ou têm "Música" no nome. Mas decidi dedicar eu uma música à Música. Esta é uma das canções da minha vida. Dedico-a a todas as pessoas de quem gosto. Mas hoje, vai para aquela que numa me abandonou e sempre me abraçou: a Música! :)

Estou a adorar escrever este texto. Mas tenho de ir porque está quase na minha hora de cantar. Assim sendo, não tenho pena nenhuma! :)

Beijos & Abraços,

MP

2 comentários:

  1. Belíssimo texto, Miguel.
    A tua escrita é também uma entrega que nos ofereces com os melhores acordes, os do coração :-).

    Esta música é linda, faz lembrar noites quentes de verão.

    Beijinho cheio de oxigénio porque é isso que a Música me oferece, a melhor forma de respirar :-).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Andreia. Continua a ler-me sempre que possas.
      Beijinhos em Sol Maior. :)

      Eliminar