sábado, 28 de dezembro de 2013

Da Paciência (e Do Pôr-se a Jeito)

Tenho a ideia que a paciência é uma virtude. Mas também é uma virtude ter-se alguma ponderação. Tanto na paciência que se tem como na que se espera dos outros.

Devo confessar que já fui menos paciente do que sou hoje. O "sangue na guelra" leva-nos a ter reacções que pecam por ser pouco pacientes. E até se corre o risco de ser mal-educado. Mas, como tudo, a Vida ensina-nos que a paciência é uma coisa boa. Que devemos ser pacientes, nem que seja por uma questão de auto-preservação. E, quanto mais gostarmos de alguém, mais paciência se deve ter. Aliás, gostar muito de alguém (ou de alguma coisa) obriga-nos a ser pacientes. Acho que deve ser uma obrigação consciente e quase voluntária. Mas tem mesmo de existir.

Por outro lado, o excesso de paciência pode anular personalidades. E, mais uma vez, a Vida ensinou-me que ser demasiado paciente pode facilmente confundir-se com ser permissivo. E submisso a todos os caprichos e vontades dos outros. E o equilíbrio aqui é, novamente, a solução.

Perder a paciência não é necessariamente mau. É Humano. Perdê-la constantemente é ter mau feitio. Por ser demasiado paciente, pus-me a jeito para, em algumas alturas, ser mal-tratado e desrespeitado. E posso ter passado a algumas pessoas a ideia de ser fraco. De que podiam comtar sempre com a minha compreensão porque até sou um gajo porreiro. Nessas alturas tive de me "sacudir". E dei a ideia de ser egoísta e mal-educado. Se alguém tem essa ideia, lamento. Mas devem pensar 38 vezes no que, por uma razão ou por outra, uma pessoa paciente aguenta até ter uma reacção mais abrupta. E para conseguir fazer isto só há uma solução: acalmar-se e pôr-se no lugar dos outros. Verão que tudo fica mais claro. Mas esta capacidade não é para todos. E à falta desta capacidade chama-se egoísmo. Nos casos piores chama-se mesmo egocentrismo.

Assim sendo, sejam pacientes com as pessoas de quem gostam. Ou quando acharem que devem de ser. Mas não se ponham a jeito para sofrimentos tontos. Porque se se puserem a jeito, a culpa não é dos outros. É única e exclusivamente vossa.

Beijos & Abraços,

MP

Sem comentários:

Enviar um comentário