Amiguinhos,
não vamos ser mais papistas que o Papa: haverá com certeza figuras na Música Madeirense que merecem homenagens! Mas EU não me lembro de nenhuma que mereça tanto como Sir Sérgio Borges. E até posso estar a ser tendencioso: tenho-lhe um respeito e um carinho que são genuínos e nos quais preferia e gostaria que ninguém tocasse... aprendi muita da minha postura de palco de espectáculo de casino e da minha maneira de estar na Música, com este Senhor. Acompanhei-o com a minha banda durante algum tempo e, de bom grado, voltaria a fazê-lo!
Quando o Daniel e a Sofia (filho e nora do Sérgio) me abordaram para entrar neste concerto... fiquei contente! E mais contente fiquei por saber que Dom Sérgio já tinha escolhido um dos temas que eu iria cantar (nem vos digo qual é... isso é comigo e com ele!). E mais contente fiquei por saber que finalmente a homenagem que alguns de nós queríamos fazer há tanto tempo ia finalmente avançar... e pelas mãos mais certas e puras: as dos Filhos e da Família.
Falou-se, organizou-se e... hoje tive o meu primeiro ensaio com a banda. E devo confessar que estava nervoso. Permitam-me aqui alguma imodéstia: não são muitas as coisas que, na minha vida de Cantor me fazem ficar nervoso (com execpção de algumas mentes "iluminadas" mas isso é outra conversa). Mas a verdade é que, ao ouvir os temas que tinha para cantar, a maneira como o Sérgio os canta e a extensão vocal do Senhor... disse para mim: alto e pára o baile e prepara-te como deve de ser para não fazeres figura de urso!
Hoje, domingo, às 10.00h da manhã, chego a um estúdio simpático onde encontrei uma banda muito bem preparada e alguns colegas cantores muito bem dispostos para aquela hora da manhã, com os temas preparados e com uma boa onda... que só visto! A sério! Tinham de estar lá para ver: a Maria da Paz, a Sofia Relva, o Paulo Freitas, a Sarah Borges e... o Daniel que, apesar de não cantar, foi dar apoio moral à malta que acordou cedo.
E estava tudo em Paz, tudo tranquilo, tudo com vontade de cantar, tocar e homenagear um Homem que (ELE SIM) fez história na Música desta terra. É Grande, é um Cavalheiro, é um Animal de Palco, é um Exemplo, é um Mentor e eu gostava (A SÉRIO QUE GOSTAVA) que todos nós, mais cedo ou mais tarde, aprendêssemos a ser como ele... na Música e na Vida.
Sabem, a grande característica de pessoas como o Senhor Sérgio Borges é que, mesmo sem desaparecerem, deixam saudades. Saudades diárias. Saudades do convívio, das lições despretensiosas, do vinho tinto com queijo, da voz imponente, da presença de palco, da amizade limpa e constante que está sempre presente e do sorriso aberto e sincero. E quando aparece (porque de vez em quando, faz-me a surpresa de ir ver-me cantar) mata as saudades todas de uma vez e... deixa saudades novamente quando vai embora.
Não é exagero. É mesmo assim. Até sábado, dia 3 de Julho, no Teatro Municipal Baltazar Dias.
Beijos e Abraços,
MP
Não imagina como gostaria de aí estar! Considero-me, sem falsa modéstia, a maior fã do Senhor Sérgio Borges.
ResponderEliminarDesejo-lhe´que Sábado haja um espectáculo em grande.
Cumprimentos desde V. N. Famalicão.
Maria José Ferreira
Olá Miguel Pires, tive e felicidade de assistir a este concerto marcadamente "Singelo",concerteza que contar o que vai na alma, é um infindável de emoções..., Gostaria um dia poder partilhar por alguns minutos com aquele que a minha mãe
ResponderEliminarlevou-me ao então Liceu Jaime Moniz, e com os meus 10 anos dizia-me e nunca esqueci a sua frase, "Estes meninos vão muito longe, e realmente foram".
Muito obrigado ao seu mentor, Daniel Borges pelo sonho de realizar este evento que ficará nas nossas memórias, obrigado ao C.A.J.P. pelo legado na música. Bem Hajam
Miguel com todo o respeito por o tratar assim, mas deixe-me também dizer que todos cantaram como se fosse a alma gemea de cada um dos componentes, e ficaria que feliz em ver um album, não digo revivalista, mas sim readpatado, e porque não por essas vozes fantásticas, de algumas musicas do então Conjunto!! porque não! se o fizeram tão bem ao vivo!! porque não editar!! essa seria uma fabulosa homenagem ao "Conjunto Académico João Paulo" e daria a conheçer aos mais novos o que fomos num passado recente.Muito seriamente com todo o respeito que tenho ao grupo, concerteza com essas vozes fantásticas iria ser um sucesso.
Um grande abraço
JMAbreu