quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ignorância

Li em algum sítio (se calhar numa entrevista dada por mim a uma revista) que um dos defeitos que mais abomino nas pessoas é a ignorância. E agora apeteceu-me falar de defeitos... não porque me tenha que justificar mas porque, para tudo, deve haver um raciocínio lógico que leve as pessoas a perceberem (mesmo que não concordem) o nosso ponto de vista!

A ignorância só por si, no seu estado puro, não me incomoda. O "não saber" é natural na vida de todos nós. Se assim não fosse, não havia a eterna máxima do "estamos sempre a aprender". Eu próprio considero-me temporariamente ignorante até... deixar de o ser! Até aprender (e QUERER aprender) as coisas pequenas ou grandes que, todos os dias, as minhas vivências me trazem.

Aqui vou fazer uma distinção de ignorâncias: imaginem que, até hoje às 11.30h da manhã, eu pensava que a relva devia ser regada com sumo de laranja. Era naturalmente ingorante (mesmo dando o desconto do exemplo exagerado). Às 11.31h vem um jardineiro ter comigo e diz "relva rega-se com água" (isto se ele for simpático. Se não for, chama-me nomes e ri-se de mim...). Para mim, é neste momento que se escolhe o caminho a tomar: se se vai ser ignorante por escolha (que alguns preferem descrever como "teimosos" ou de "feitio forte") ou se vai aprender qualquer coisa.

Pior do que escolher ser ignorante, são os efeitos que essa escolha tem. Se a relva for na minha casa e eu quiser continuar a regá-la com sumo de laranja... azar o meu. Se for no espaço comum do condomínio e eu tiver o poder de impor a minha ignorância ao resto da malta vou, no mínimo, causar desconforto.

Meus Amigos, este é um cenário. O outro é: às 11.31h o jardineiro (pessoa que sabe mais sobre relva que eu) diz-me "relva rega-se com água". Às 11.32h eu agradeço, mudo de sumo de laranja para água, gasto menos dinheiro, passo a ter um relvado lindo agradeço ao homem e ainda digo uma coisa que gosto de dizer: "já aprendi alguma coisa hoje"!

Há vezes em que pode não ser tão linear assim. Mas normalmente funciona!

E atenção!! Não digo que, se vos apetecer, não tentem coisas novas (como por exemplo regar a relva com azeite). Mas tenham o bom senso de voltar à água quando se aperceberem que não funciona. Essa é a essência de não ser ignorante... digo eu!

Abraços,

MP

Sem comentários:

Enviar um comentário