sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Das Esperas


Olá Amiguinhos.

Quem me conhece sabe que não gosto de esperar. Nem muito nem pouco. Não gosto. Quando há motivo, percebo, perdoo e até espero menos chateado. Mas gosto da atenção e do respeito que se tem quando se diz alguma coisa. Quando me contactam com uma justificação, a coisa resolve-se. Mesmo assim... Não gosto muito! :)

Há coisas (e pessoas) pelas quais vale a pena esperar. Notem que "valer a pena" não implica que eu goste. Mas, quando o objecto da espera é bom, então que seja. Seja uma pessoa que não vemos há algum tempo ou o instrumento novo que encomendámos e que esperamos ansiosamente que chegue.

A única maneira que tenho de esperar sem grande stress é... respirar fundo. E construir uma espécie de serenidade que me permite anular as ansiedades típicas da espera. Trata-se, portanto, de simplificar a coisa (onde é que eu já li isto? :)). Não sou anjinho, nem budista, nem tenho uma paciência ilimitada. Também tenho a minha dose de mau feitio. Mas a questão que se coloca é: stressar para quê? Stressar não encurta a espera. É, obviamente, mais fácil dizer (ou escrever) do que fazer. Mas tentar não custa. E até se consegue.

O inverso também se aplica. Detesto fazer pessoas esperar ou deixar para amanhã o que posso fazer hoje. E odeio ser responsável por causar ansiedades desnecessárias nas pessoas que, por minha causa, estão à espera de seja o que for. Ora, sendo a vida um sistema de compensações constantes, espero (e gosto) que tenham para comigo o mesmo respeito e a mesma deferência.

Tudo para (tentar) evitar desesperos. Porque o desespero é, seguramente, um dos piores estados de alma que já senti. Deixo-vos hoje uma canção do Zé Marinho, cantada pelo Beto, que fala precisamente disso. A envolvência da Música é claramente mais romântica. Mas mesmo assim, com um bocadinho de imaginação, aplica-se a (quase) tudo. Nota: tanto o Compositor como o Cantor eram meus Amigos e, infelizmente, já morreram. Além de ser uma canção linda de morrer, é talvez pelos motivos referidos, muito especial para mim.

Diz o ditado: quem espera sempre alcança. E digo eu: está bem! O alcançar é bom. O esperar, nem tanto. Mas quando o objectivo se justifica... Vamos nessa! :)

Beijos & Abraços,

MP


Sem comentários:

Enviar um comentário