terça-feira, 20 de agosto de 2013

Do Lado Negro


Amiguinhos,

Tenho a ideia que toda a gente tem um lado negro. Um lado sombrio, com pouca luz. Que não precisa de ser mau. Mas que guarda tudo o que de triste, cinzento e negativo há em nós.

E acho que, quando melhor for alguém, pior será o seu lado negro. Conheço pessoas assim. Sempre os vi com boa onda, sem chatices, com uma capacidade de adaptação fora do comum... até um dia deixarem sair, por um motivo qualquer, o seu lado negro. Não é uma coisa bonita de se ver. E o que é pior é a surpresa que se sente...

Repito: lado negro não precisa de ser maldade. É claro que ela também existe. E, a fazer parte de alguma coisa, será do lado sombrio. Com maldade tenho dificuldade em lidar. Com o resto do "negrume", nem por isso.

Idealmente devemos abraçar o nosso lado escuro da mesma forma que abraçamos e aceitamos tudo o que temos de bom. É uma espécie de aceitação tácita que nos permite estar em paz, até nos momentos de escuridão. E não é só aceitar como inevitável. É aceitar como parte de nós. Como algo que também nos define. E que, em algumas alturas, até nos pode ajudar.

Mas deixem-no fluir. Quando aparecer, apareceu. Lidamos com ele e empurramo-lo gentilmente para de onde ele veio. Sem forçar. Forçar é pior. É um esforço muito grande e não resulta.

E o lado negro dos outros? A palavra chave aqui é respeito. É perceber que nem sempre as coisas, as palavras, as reacções podem ser boas. Há "bagagem" que vem com qualquer amizade. Com qualquer relação humana, seja ela qual for. Parece-me óbvio que não tenho de aturar lados negros de pessoas que não me dizem nada. Mas de quem gosto... aí não há volta a dar. Mais vele respeitar, aceitar, ajudar e, se for preciso, afastar-se até as nuvens passarem.

Acho que a plenitude das relações humanas atinge-se quando se entra no lado negro de alguém. E se aprende a viver lá, de forma harmoniosa. Acho até que o ideal é aprendermos a gostar do lado sombrio das pessoas de quem gostamos. Porque, se faz parte do pacote, mais vale gostar.

É difícil. E não é para todos. :)

Beijos & Abraços,

MP


Sem comentários:

Enviar um comentário