quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Do Que Não Pode Ser


Olá Amiguinhos!

Clarificação: não gosto de ouvir (ou dizer) "não pode ser". A sério: incomoda-me. Não sou maluquinho e sei que há coisas que, por motivos vários, não se conseguem fazer. E às vezes é mais maluco e inconsequente quem acha que "tudo se faz". Costumo dizer que, em circunstâncias normais, tudo é possível: o projecto, a viagem, a relação... A asneira. :) O problema é que, na maioria das vezes, as circunstâncias estão longe de ser ideias: ou porque não dinheiro, ou porque não há tempo, ou porque as pessoas não são as indicadas. Ou então porque há muito a perder.

Antes de se dizer que não pode ser, devemos esgotar todas as possibilidades (nem que seja mentalmente). E devemos avaliar se vale a pena. É que, se não valer a pena, mais vale dizer "não quero que seja". Arruma-se logo o assunto e a consciência fica (mais ou menos) tranquila. 

Deixem-me que vos diga que, para mim, são poucas as coisas que, pura e simplesmente, não valem a pena. Qualquer ideia, situação, mudança, experiência deve ser, no mínimo, considerada. E quando há qualidade potencial ou sentimentos bons à mistura, é quase obrigatório considerar. E tentar. E trabalhar com afinco e capacidade de sofrimento para que não seja mais um "não pode ser".

Reparem que a perseverança está presente na maior parte dos meus textos. Longe de mim querer ser repetitivo. Mas notem que é mesmo isto: não tenho vontade de ter e viver coisas fáceis. Quero trabalhar, tentar, puxar e fazer acontecer as coisas. Os resultados são, naturalmente, incógnitas. A coisa pode correr bem ou pode correr mal. O que a coisa não pode é... não correr.

É claro que tudo isto funciona muito bem quando as coisas dependem só de mim. Quando há outras cabeças (ou corações) à mistura, fica mais difícil. Mesmo assim, a capacidade de persuasão faz parte do processo. :) Mas há situações às quais, claramente, não se aplica: não se pode (nem deve) persuadir ninguém a gostar disto ou daquilo. Ou desta ou daquela pessoa. Quando se entra de cabeça, que se entre com paixão, vontade, capacidade de trabalho e com um objectivo em mente. Porque se não, à primeira dificuldade que apareça, cai tudo por terra. E depois... Não pode ser.

Decidi deixar-vos mais uma musiquita hoje. Escolhi esta por causa de uma frase no refrão: "onde só chega quem não tem medo de naufragar". Ter "medo de naufragar" é o motivo pelo qual muita coisa "não pode ser". E fica pelo caminho.

Viver sem a possibilidade de um naufrágio desastroso não presta. Porque a alternativa é boa. E, mesmo que o objectivo não seja atingido... pelo menos a viagem foi inesquecível. :)

Beijos & Abraços,

MP




Sem comentários:

Enviar um comentário