segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dos Filmes da Minha Vida

Olá Amiguinhos.

Filmes. Hoje falo-vos de filmes. Os que marcaram a minha vida. As razões nem precisam de ser profundas, embora também as haja. A verdade é que sempre gostei de cinema. E da possibilidade de, numa qualquer realidade, algumas histórias que vi em filme, tornarem-se reais. 

É claro que também gosto de filmes de puro entretenimento. Os filmes de acção, os policiais, as comédias têm sempre o seu lugar. O objectivo de distrair é muito bem conseguido em muitos destes filmes. E a ideia é essa: distrair-me. Mais nada.

De filmes de animação também gosto. O Alladin, a Bela e o Monstro, o(s) Madagáscar(es), o Rei Leão... E o desgraçado do esquilo da Idade do Gelo. :) Gosto disto tudo. Pelas piadas, pela componente musical e pela envolvência da história.

Depois há aqueles filmes que me marcaram. O Clube Dos Poetas Mortos trouxe a noção de irreverência num sistema demasiado rígido. Trouxe a entrega de alguém ao sonho que tinha, ao que queria fazer da vida. E trouxe a revolta que a rigidez das mentalidades pequeninas e tacanhas provoca. 

Os Condenados de Shawshank impressionou-me essencialmente pela história, pela vivência crua e violenta da prisão e pela maneira brilhante de conduzir o argumento. E pela capacidade de superar tudo, com um sonho em mente. Resultado: vi o filme algumas 15 vezes.

O Mr. Holland's Opus - O Professor encheu-me as medidas. Fez-me olhar para a minha profissão e para os Músicos em geral de uma forma nova e diferente. Fez-me perceber que a capacidade de adaptação (numa primeira fase) e de gostar verdadeiramente do que faz (numa fase posterior), são meio caminho andado para uma vida grande e preenchida... Cheia de objectivos novos e nobres. Uma vida vivida, claramente, com amor. E eu não a quero de outra forma. :) Nota - penso que só o Richard Dreyfuss  conseguiria fazer este Mr. Holland.

Não sei se é por inerência da minha profissão ou por gosto mesmo, mas os filmes sobre Música (ou Músicos) têm um lugar muito especial na minha vida. Atenção: não são musicais! Neste capítulo, adorei o Les Miserables, mais pela interpretação da Anne Hathway do que por outra coisa qualquer. O Russell Crowe a cantar, por exemplo, dá-me vontade de rir. 

Mas os filmes sobre Música prendem-me sempre. O Ray, o Amadeus, o The Doors, o That Thing You Do, o Bird... Adoro. E quando a história é fiel e a música tocada é boa, melhor ainda. Este tipo de filme ainda me faz sonhar e, acima de tudo, faz-me lembrar vários dos motivos pelos quais escolhi ser Músico.

Hoje deixo-vos brinde: uma das músicas da minha vida, de um dos filmes da minha vida. Primeiro foi série, depois filme... Duas vezes. E reflectiu uma realidade da qual sempre gostei. E que gostava que estivesse mais perto de mim. Falo-vos do Fame que me apresentou uma realidade musical e artística fora do clássico habitual. E trouxe o bónus de retratar a dimensão humana daqueles artistas, daqueles alunos. Com problemas feios e tudo.

Se gostam desta música, ficam a saber que estão mais próximos de mim! :-D

http://youtu.be/i4mkRwkQRoQ

Agora já sabem: quando alguém disser que o Miguel Pires anda "a ver muitos filmes"... Muito provavelmente tem razão!

Beijos & Abraços,

MP

2 comentários:

  1. Lado a lado com a música, o cinema é das formas de arte que mais me cativa grandemente. Focaste alguns filmes que igualmente me tocaram, outros ficam como boas sugestões. Fame foi uma perdição para mim :-), o brinde não poderia ser melhor...das músicas mais intensas que ouvi nos ultimos tempos.

    Beijinho, Miguel.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste Andreia. Já vi que o bom gosto pode ser universal. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar